10/04/2012 - 14:25:00 - por FS & AI ABRASP
O primeiro campeão brasileiro do ano já será conhecido nos dias 17 a 22 de abril na Ilha de Florianópolis. O Oakley Pro Junior vai reunir os melhores surfistas do Brasil com até 20 anos de idade nas ótimas ondas da Praia do Campeche, que pelo segundo ano consecutivo recebe a competição única da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) para a categoria. O atual campeão mundial Pro Junior da ASP, Caio Ibelli, será a grande atração. Ele e o capixaba Krystian Kymerson estão confirmados para tentar um inédito bicampeonato na capital catarinense neste ano.
Ibelli chegou perto do segundo título no ano passado, mas foi barrado nas semifinais e Kymerson conquistou o troféu de campeão brasileiro na final contra o catarinense Cauê Wood.
A principal característica da Praia do Campeche são as longas direitas que se formam com ondulação de Sul. O Campeche é uma extensão da famosa Praia da Joaquina e é um dos lugares mais belos do sul da ilha, bastante freqüentada pela juventude catarinense que terá o privilégio de assistir o futuro do surfe brasileiro em ação no Oakley Pro Junior 2012.
"É um campeonato de nível muito forte, que reúne a elite do surfe brasileiro até 20 anos", destaca Caio Ibelli, que no início do ano conquistou o título mundial Pro Junior da ASP na Austrália.
"O formato da competição também é bem interessante, dinâmico e todo atleta tem o sonho de disputar um campeonato com formato do WT (World Tour) como o Oakley Pro Junior. É um dos eventos que mais gosto de competir, ainda mais sendo numa das melhores direitas do Brasil."
A Oakley realiza este evento desde 2004, mas só passou a decidir o campeão brasileiro em 2008. Antes, era um campeonato especial para convidados pela marca com o nome Oakley Junior Challenge, sempre móvel pelas principais praias da cidade onde acontecia. O primeiro vencedor foi o hoje consagrado Adriano de Souza na capital do Rio de Janeiro. Em 2005, o paulista Hizunomê Bettero ganhou o campeonato que rolou nas praias da Joaquina e do Matadeiro em Florianópolis e foi encerrado na Praia da Vila, em Imbituba, 80 Km ao sul da capital de Santa Catarina.
Em 2006, o agora também top da elite mundial do ASP Tour, Jadson André, levou o título para o Rio Grande do Norte em Ubatuba (SP). E em 2007 o cearense Pablo Paulino, único brasileiro bicampeão mundial Pro Junior da ASP, faturou o último Oakley Junior Challenge da história. No ano seguinte, o evento foi homologado pela Abrasp e passou a decidir o título brasileiro Pro Junior da temporada, com o paulista Thiago Camarão sendo o primeiro campeão do Oakley Pro Junior na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).
Em 2009, a competição voltou para Santa Catarina, onde permanece até hoje. O catarinense Alejo Muniz fez as honras da casa para faturar o título brasileiro Pro Junior em uma final histórica com o potiguar Jadson André nas ondas do protegido pico dos molhes do Atalaia, em Itajaí. Em 2010 e 2011, o Oakley Pro Junior definiu o campeão nas direitas do Campeche, com Caio Ibelli e Krystian Kymerson festejando a vitória nas últimas edições em Florianópolis.







Nenhum comentário:
Postar um comentário